Notícias

Empresa da Uniube recebe prêmio de sustentabilidade
19/04/2013

A Ondatec, empresa apoiada pela Unidade de Tecnologia e Negócios da Universidade de Uberaba (Uniube), recebeu o Prêmio Fecomercio de Sustentabilidade na categoria Indústria. A cerimônia de entrega do prêmio, que está em sua terceira edição, foi conduzida pela jornalista Rosana Jatobá, na quinta-feira, dia 11, em São Paulo. O reitor da Universidade, Marcelo Palmério, foi avisado imediatamente e parabenizou a empresa pela vitória em Uberaba.
A Ondatec desenvolveu um forno para diminuir a emissão de poluentes, proporcionar mais qualidade de vida aos trabalhadores e menos degradação ambiental. Assim, surgiu o processo de transformar madeira em carvão vegetal. O produto é fabricado sem poluir o meio ambiente e ainda aproveita os gases gerados para a produção de bio-óleo.
Comparado aos processos tradicionais, o carvão produzido pela empresa é vantajoso por conseguir transformar a poluição em energia. “Toda mudança radical tem que ultrapassar as barreiras culturais, que no caso do carvão são milenares. Assim, a visibilidade da vitória é sempre importante para ajudar a quebrar essas barreiras”, afirma o diretor técnico da Ondatec, Ricardo Naufel.
O processo pode proporcionar diversos ganhos para o meio ambiente, sociedade, indústria e consumidor. A empresa reduz o impacto ambiental com a diminuição de 30 a 50% na área plantada, devido ao maior rendimento madeira/carvão. Também é eliminada a emissão de gases tóxicos e poluentes, já que são transformando em energia térmica ou elétrica. E recupera-se 55% da energia original da madeira dispersada pela fumaça dos processos convencionais.


* Com informações da Uniube
http://anprotec.org.br/site/2013/04/empresa-da-uniube-recebe-premio-de-sustentabilidade/

 

Av. Coronel Cacildo Arantes, 377, Parque Hylea, CEP: 38055-020. Uberaba-MG
ondatec@ondatec.com | Telefone: 34-3313-7475 / 34-3313-7401

Todos os direitos reservados - www.ondatec.com.br

Companhia da Mídia