Notícias

PMU adquiriu Tecnologia para Tratamento de esgoto de empresa da Uniube
27/06/2013

Por: Natália Melo - Assessora de Comunicação da Unitecne | asscom.unitecne@uniube.br


 

O Codau passou a utilizar um novo sistema de tratamento de esgoto, desenvolvido como uma alternativa sustentável e eficiente para a preservação ambiental. 

A unidade CodauFértil, inaugurada dia 28 de dezembro, na Estação de Tratamento de Esgoto do Rio Uberaba, conta com uma tecnologia desenvolvida pela Ondatec, empresa graduada na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Uniube, a Unitecne.

O CodauFértil é um projeto que visa a transformar o lodo em biofertilizante (organomineral) para fins agrícolas e florestais, pois possui nutrientes necessários ao condicionamento do solo.

O tratamento de esgoto consiste em separar a matéria orgânica daágua, por métodos físicos, mecânicos e biológicos. Esse processo gera um lodo (biossólido) contaminado por micro-organismos patogênicos, como bactérias e vírus.

O biossólido passará por tratamento térmico, através do forno micro-ondas, para eliminar as contaminações de agentes de patogênicos e nocivos. Também será feita uma rigorosa análise da composição química, para garantir níveis aceitáveis desses compostos, assegurando o seu uso para finalidades ambientalmente mais adequadas garantindo a qualidade e eficiência para a utilização do CodauFértil na agricultura.

O equipamento da Ondatec é utilizado na fase de tratamento térmico (esterilização) do lodo de esgoto. A parceria entre Codau e a Universidade de Uberaba, por meio da empresa incubada Ondatec, busca uma solução sustentável para o aproveitamento do lodo gerado.

 

http://www.unitecne.com.br/noticias/2013/22-01-13.php

Av. Coronel Cacildo Arantes, 377, Parque Hylea, CEP: 38055-020. Uberaba-MG
ondatec@ondatec.com | Telefone: 34-3313-7475 / 34-3313-7401

Todos os direitos reservados - www.ondatec.com.br

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.


Apache Server at www.companhiadamidia.com.br Port 80