Notícias

Empreendedor cria nova tecnologia para produção de carvão sustentável
13/11/2012

Luiz Vieira Do G1 Triângulo Mineiro

Tecnologia promete reduzir impacto ambiental na produção de carvão (Foto: Eduardo Idaló)

 

Um novo sistema que através de micro-ondas tinha como objetivo inicial a secagem da madeira para aplicação industrial ao longo do tempo ganhou outra função: a produção de carvão de forma sustentável. A nova tecnologia surgiu em Uberaba, no Triângulo Mineiro, e promete, além de tornar as indústrias mais sustentáveis, acabar com as péssimas condições de trabalho que ainda existem nas carvoarias pelo país.
Segundo o diretor da empresa, Ricardo Naufel, a tecnologia começou a ser desenvolvida em 2003 quando ele e outros pesquisadores buscaram a Universidade de Uberaba (Uniube) para encontrar apoio para uma pesquisa que envolvia testes de secagem de madeira com micro-ondas. Especialistas acharam a proposta interessante e, desde então, o projeto integrou a incubadora. O mecanismo transforma madeira de reflorestamento em carvão, através de um sistema de processamento utilizando micro-ondas.

“Em 2003, nós procuramos a universidade para fazer testes de secagem de madeira com micro-ondas e desenvolver a tecnologia para aplicação industrial. Era algo com a mesma micro-ondas utilizada nas cozinhas domésticas. Instituiu-se uma pesquisa para avaliar testes na aplicação para uso industrial. Depois disso, verificou-se que secar madeira é interessante, a usina teria um produto diferenciado, porém, o melhor era ir além da secagem, atingir a carvonização. Como há uma lacuna no mercado, nessa área, achamos interessante investir para suprir essa carência tecnológica que existia. Hoje, temos uma opção significante e sustentável graças ao esforço”, disse Ricardo.
De 2004 até 2009, a empresa que criou a tecnologia da micro-ondas usou o processo para secagem de madeira. Com a descoberta de novas possibilidades para o uso do equipamento os especialistas decidiram investir em novos esforços. “Desenvolvemos o produto com foco em aproveitar a energia contida na madeira, não só no carvão, mas nos gases da carvonização ou fumaça. O produto tem a tecnologia inovadora, o aspecto econômico, visa aproveitar a energia e é ecológico, elimina o impacto ambiental, além de proporcionar mudanças nas condições de trabalho nesse processo de transformação do carvão”, explicou Ricardo.

 

Projeto empreendedor nasceu em uma incubadora de empresas (Foto: Eduardo Idaló)

 

Para o especialista, o projeto empreendedor só alcançou o sucesso devido à persistência da equipe de trabalho e também ao aprendizado proporcionado pelos erros. “Desenvolver o forno e o processo foi o mais fácil, para nós, o mais difícil foi fazer disso um negócio. O empreendedor precisa ter resiliência, tivemos muitos insucessos para ter um sucesso, então se o empreendedor declina do primeiro insucesso, se não for obstinado, provavelmente terá dificuldade para chegar à conclusão dos objetivos. Mais erramos do que acertamos e o erro quando estruturado ele gera tecnologia. É muito importante o erro no desenvolvimento de um produto”, finalizou Ricardo.

 

http://g1.globo.com/minas-gerais/triangulo-mineiro/noticia/2012/11/empreendedor-cria-nova-tecnologia-para-producao-de-carvao-sustentavel.html

Av. Coronel Cacildo Arantes, 377, Parque Hylea, CEP: 38055-020. Uberaba-MG
ondatec@ondatec.com | Telefone: 34-3313-7475 / 34-3313-7401

Todos os direitos reservados - www.ondatec.com.br

301 Moved Permanently

Moved Permanently

The document has moved here.


Apache Server at www.companhiadamidia.com.br Port 80