1. BIBLIOTECA
1.1.ARTIGOS TÉCNICOS (carbonização)
• Resfriamento rápido de fornos de carbonização.
“No processo produtivo do carvão vegetal, é possível aumentar a eficiência global de transformação da lenha de eucalipto em carvão vegetal. Em processos industriais, o tempo de resfriamento da massa de carvão varia de 6 a 8 dias, com a utilização do resfriamento natural da massa de carvão, sendo que a temperatura para a abertura dos fornos de carbonização é de cerca de 60 ºC...”
http://www.scielo.br/pdf/eagri/v30n6/a04v30n6.pdf
• A Tecnologia de Pirólise no Contexto da Produção Moderna de Biocombustívies: Uma Visão Perspectiva.
“Este material aborda o estado atual e as perspectivas de desenvolvimento para a tecnologia de pirólise no contexto mais abrangente das fontes renováveis de energia...”
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/energia/artigos_energia/a_tecnologia_de_pirolise_no_contexto_da_producao_moderna_de_biocombustivies:_uma_visao_perspectiva.html
• Valorização dos gases da carbonização da madeira via rota de combustão
“A produção de carvão vegetal a partir de florestas plantadas mudou de forma determinante a logística desta atividade dotando-a de escala e fixando a estrutura de produção composta por fornos e periféricos. A lógica de se ter os fornos construídos ao lado das frentes de exploração florestal, e se deslocando junto com ela na medida em que a colheita é realizada foi abandonada. A partir de então, tem-se buscado uma forma de aproveitar a disponibilidade energética contida nos gases da carbonização...”
http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/9906
• Avaliação da carga de trabalho físico e análise biomecânica de trabalhadores da carbonização em fornos tipo "rabo-quente".
Este estudo teve como objetivo principal avaliar a carga de trabalho físico e a análise biomecânica de 20 trabalhadores da carbonização em fornos tipo "rabo-quente", localizados no Norte do Estado de Minas Gerais. Para análise da freqüência cardíaca, foi utilizado o sistema Polar Eletro Oy da Finlândia...
http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-67622007000500009
• Estudo das metodologias da Convenção- Quadro das Nações Unidas sobre mudanças climáticas, referentes à avaliação de emissões de gases de efeito estufa na produção de carvão vegetal.
Este trabalho teve como objetivo avaliar a relação entre a emissão de CH4 e temperaturas finais de carbonização de madeira de Eucalyptus urograndis, conforme a metodologia AMSIIIK (UNFCCC, 2008). Da mesma forma, pretendeu-se avaliar a relação entre a emissão de CH4 e o rendimento gravimétrico em carvão (base seca), conforme preconizado pela metodologia AM0041 (UNFCCC, 2006)...
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/11/11150/tde-17032011-160508/pt-br.php
• Influência da velocidade de carbonização da madeira nos rendimentos e nas propriedades do carvão produzido.
Neste estudo, carbonizou-se madeira de Eucalyptus tereticornis, em retorta elétrica, escala de laboratório, a uma temperatura final de 450°C e às velocidades inicialmente propostas de 0,42; 0,63; 0,64; 1,05 e 1,25°C/min. Após os testes, foram estimadas novas velocidades para cada carbonização, usando-se as leituras da evolução real de temperatura. Os valores de rendimentos gravimétricos, em carbono fixo, de composição química imediata, de densidade aparente e verdadeira...
http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr41-42/cap09.pdf
• Produção de carvão vegetal em fornos cilíndricos verticais: um modelo sustentável.
Este artigo se propõe a comparar dois sistemas produtivos de carvão vegetal – de um lado o sistema de carbonização
tradicional e de outro o sistema de carbonização em fornos cilíndricos verticais, quanto aos aspectos técnicos e econômicos, a partir do estudo de caso de duas empresas...
http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/1208.pdf
• Correlações entre características físicas e químicas da madeira e a produção de carvão vegetal. 1 - Densidade e teor de lignina da madeira de eucalipto. J.O. Brito; L.E.G. Barrichelo. IPEF 14: 09 - 20. (1977)
“...A utilização da madeira de eucalipto tem sido feita em função do "material disponível" ou de espécies já consagradas pelo uso ou pela tradição, mercê dos esforços dispendidos pelas empresas tradicionais na produção de carvão para a siderurgia. Todavia, a tecnologia atual carece ainda de informações cientificamente obtidas da perfeita adequação das espécies (com respectivas idades de corte, manejo, etc.) para o objetivo em apreço...”
http://www.ipef.br/publicacoes/scientia/nr14/cap01.pdf
• Comportamento isolados da lignina e da celulose de madeira frente à carbonização. J.O. Brito; L.E.G. Barrichelo. Circular Técnica IPEF nº 28. 04 pp. (1977)
“Na determinação da qualidade do carvão vegetal destinado à siderurgia, uma das propriedades fundamentais a ser analisada é o seu teor em carbono fixo. Quanto maior esse teor, melhor será a qualidade do carvão.
O teor de carbono fixo de um determinado carvão, evidentemente possui uma relação direta com o tipo de madeira que o originou. Há trabalhos na literatura que demonstram perfeitamente que o teor de carbono fixo do carvão está diretamente correlacionado com o teor de lignina na madeira...”
http://www.ipef.br/publicacoes/ctecnica/nr028.pdf
• Correlações entre características físicas e químicas da madeira e a produção de carvão. 2 - Densidade da madeira x densidade do carvão. Perspectivas de melhoramento. J.O. Brito; M. Ferreira; L.E.G. Barrichelo. Boletim Informativo IPEF 6(16): 80 - 86. (1978)
“ O desenvolvimento das espécies florestais é afetado por uma diversidade de fatores ambientais. Quando se trata da introdução de espécies, a observação das similaridades ambientais, entre a região de ocorrência natural e a nova região onde serão introduzidas as espécies, é de fundamental importância para que se atinja os propósitos da introdução, ou seja, que se selecione as espécies que melhor se adaptem ao novo meio...”
http://www.ipef.br/publicacoes/boletim_informativo/bolinf16.pdf
• Reflexões sobre a qualidade do carvão para uso siderúrgico. J.O. Brito. Circular Técnica IPEF nº 181. 06 pp. (1993)
“...Ser inodoro, ser duro, apresentar ruído metálico ao ser quebrado, ter uma superfície de ruptura curva, lisa e sedosa, mostrar a estrutura da madeira, queimar sem desprender fumaça, fagulha ou cheiro, ter cor negra e brilhante. Esta é uma das mais práticas e conhecidas maneiras para se definir o que seja um carvão vegetal dito "de qualidade". No entanto, tal definição é bastante simplista para a definição do conceito de qualidade do produto para emprego siderúrgico...”
http://www.ipef.br/publicacoes/ctecnica/nr181.pdf
• A escolha certa do carvão. J.O. Brito; A.P. Melo. Revista Churrasco e Churrascarias 5(24): 16. (2002).
“Quem inicia na arte de churrasquear às vezes se esquece que para se fazer um bom churrasco a escolha do carvão apropriado e a maneira de se preparar a churrasqueira são fatores muito importantes para se comer uma carne saborosa.
No mercado há diferentes tipos de carvão, mas os mais indicados são os totalmente feitos de eucaliptos. “Porque dão um...”
http://www.ipef.br/tecprodutos/escolhacarvao.asp
• Os principais desafios da prática de produção de carvão vegetal no Brasil. J.O. Brito. Revista Opiniões. Jun-Ago. (2008)
“... Se o Brasil é o maior produtor e consumidor mundial de carvão vegetal, a expressividade dos números envolvidos refletem-se na grandeza dos desafios existentes nas atividades...”
http://www.revistaopinioes.com.br/cp/materia.php?id=237
1.2.SUSTENTABILIDADE
• Avaliação de biocombustível derivado do bio-óleo obtido por pirólise rápida de biomassa lignocelulósica como aditivo para gasolina
“O uso de derivados do bio-óleo como combustível em veículos de transporte é tecnicamente possível, mas existe a necessidade de pesquisas e investimentos...”
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-40422010000400003&script=sci_arttext
• Florestas energéticas e resíduos são fontes de bio-óleo e biocarvão
“Utilizando madeira de eucalipto no processo de pirólise rápida, a Embrapa Agroenergia (Brasília/DF), unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento produziu bio-óleo que também pode ser fabricado a partir de quase todos os tipos de materiais orgânicos...”
http://www.infobibos.com/Artigos/2011_2/BioOleo/Index.htm
• Crédito de carbono: investimento sustentável
“...Este trabalho aborda desde a concepção até os processos finais desse projeto, concentrando-se em criar uma determinada fonte de renda “verde”, já que a comercialização do Crédito de Carbono pelas “empresas verdes”, tornou-se uma forma sustentável de ganhar dinheiro...”
http://fgh.escoladenegocios.info/revistaalumni/artigos/edEspecialMaio2012/vol2_noespecial_artigo_11.pdf
• Emissão de gases de efeito estufa
“ Aumentos recentes na concentração de gases traço na atmosfera, devido à atividade antrópica, têm levado a um impacto no balanço de entrada e saída de radiação solar do planeta, tendendo ao aquecimento da superfície da terra. A mudança na radiação líquida média no topo da troposfera, decorrente de uma alteração na radiação solar ou infravermelha, é designada forçante radiativa...”
http://www.biotecnologia.com.br/revista/bio17/17_egee.pdf
• Considerações teóricas sobre o conceito de sustentabilidade
“ Este artigo apresenta revisão de literatura da temática sustentabilidade, enfocando abordagens, origens e a integração de seus diversos aspectos e facetas. Trata-se de artigo teórico cuja metodologia foi desk-research ,com base em anais de Congressos, e do Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD), entre 2000 e 2010...”
http://www.aedb.br/seget/artigos10/31_cons%20teor%20bacha.pdf
• Inovação e sustentabilidade: novos modelos e proposições
“Este trabalho, de cunho teórico, tem como principal objetivo analisar a relação entre sustentabilidade e inovação, tendo como referencial a teoria institucional. Para tanto, o artigo inicialmente analisa a questão do desenvolvimento sustentável, a partir de uma dimensão histórica da evolução do tema...”
http://rae.fgv.br/sites/rae.fgv.br/files/artigos/10.1590_S0034-75902010000200002.pdf